terça-feira, 3 de abril de 2012

Leis da Boa Saúde - Cartão de Classes Agrupadas

O nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, cuidemos então deste Templo. Este material foi compilado após um estudo das melhores maneiras de manter-se saudável.

ESPIRITUAL
Tenha comunhão com Deus, siga os princípios básicos do viver em sociedade, guarde as Leis de Deus.
MANTENHA-SE LIMPO
Seja o Templo do Espírito Santo e não um curral de boi ou chiqueiro para porcos. Tome banho todos os dias quantas vezes por dia forem necessárias. Você pode ter acostumado com seu cherinho, mas os colegas não querem acostumar nunca com esse futum.
DESCANSE
Trabalhe, estude, brinque, mas também vá dormir de vez em quando: cerca de oito horas por dia devem ser dedicadas ao sono.
ALIMENTAÇÃO – Agradeça sempre pelo alimento que Deus te deu.
01 - Gorduras
Evite comer carne com gordura. Vamos pensar um pouquinho: em Levítico 3:9-11 Deus pede que a gordura seja queimada (Gordura de Animal é a LDL – aquela que hoje sabemos provoca entupimento de veias, ataques cardíacos...) para que ninguém viesse a comê-la, pois Ele sabe que aquilo faz mal à saúde. O nosso organismo precisa de gordura, a HDL, que está presente em verduras, frutas e grãos.

02 – Comer apenas o necessário
“Para trabalhar parece um gatinho, na hora de almoçar parece um leão” Não adianta comer tudo que você consegue de uma vez só, em pouco tempo voltará a sentir fome. A comida deve ser de acordo com nossas necessidades energéticas.

03 – Façam ao menos cinco refeições por dia
Tenha o desjejum como se fosse um rei, almoce como rico e jante como um pobre. Faça um pequeno lanche entre estas refeições. Basta balancear estas refeições.

04 – Aprenda a comer
Faça as refeições em locais tranqüilos. Mastigue bem os alimentos antes de engolir, você não é uma cobra.

05 – Preparação do Alimento
Dê preferência a alimentos assados ou cozidos ou grelhados, evite frituras.

06 – Líquidos
Não misture almoço com bebida, está com sede: beba líquidos bem antes de almoçar e se já almoçou, espere por duas horas para beber. Líquido é direcionado para o rim, sólido é direcionado para o intestino. Misturando os dois, nenhum órgão vai trabalhar direito.
Beba cerca de 8 copos de água por dia, nosso corpo agradece.
Sucos: apenas naturais se possível sem açúcar. Evite refrigerantes.

DROGAS – Fuja delas como muitos fogem de pregar o Evangelho!
Não fume – Traz dependência química e isto estraga o pulmão seu e o dos outros.
Não ingerir bebidas alcoólicas – Traz dependência química, isto estraga seu fígado.
Não ingerir alimentos ou bebidas com substâncias que causam dependência como o café.
Este item abrange também tudo aquilo que faz mal à saúde, prejudicial ou não presta.

SOL
O que diferencia o remédio do veneno é a dose: Não abuse da luz solar direto na cuca, principalmente nos horários entre 10:00h e 15:00h. Mas também não deve viver como um morcego dentro de uma caverna.
AR
Tem que ser puro. Não adianta morar longe da poluição das cidades se você não cuida da limpeza de sua casa. Precisa de uma dose de ar puro? Vá acampar!
ATIVIDADES FÍSICAS
Caminhadas, corridas moderadas, pratique esporte. Não precisa viver esporte, lembre-se se você usa muito, gasta muito e se não usar enferruja e emperra. Procure sempre o equilíbrio. Faça exercícios saudáveis diariamente, levante a cabeça e caminhe num parque, admire o que Deus fez para você. 

3 comentários:

  1. Muito bom, parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, que Deus abençoe o seu clube...

    jonasdsb@hotmail.com, Clube de Desbravadores Êxodo- São Francisco MG

    ResponderExcluir